"What If...?" (E Se) irá mostrar aos fãs do Universo Cinematográfico Marvel como uma simples mudança pode alterar toda a dinâmica do MCU. E se Sharon Carter se tornasse o Capitão América? E se Yondu pegasse T'Challa em vez de Peter Quill? Estas são algumas das realidades alternativas mostradas no trailer de "What If ...?". 


Veremos na série como as coisas mudam drasticamente graças a uma sutil mudança, semelhante aos quadrinhos nos quais o programa do Disney Plus é baseado.

Para ter uma ideia do que os fãs podem esperar quando "What If ...?" chegar ao Disney Plus nessa quarta (11), há anos de quadrinhos no formato, originalmente impressos como uma série regular e agora lançados como edições especiais de tempos em tempos. Essas histórias geralmente mostram o que acontece quando um grande evento muda, e geralmente é para pior.

Confira abaixo 5 história para você conferir nos quadrinhos e refletir caso acontecesse no MCU:

E se a Fênix não morresse nos X-Men?


Uma das histórias mais famosas da Marvel Comics foi "The Dark Phoenix Saga", que mostrou o Shi'ar vindo à Terra para colocar Jean Grey em julgamento por genocídio. Jean acabou sacrificando sua própria vida para salvar os X-Men e deter a Fênix Negra. What If...? #27, conta a história que se questiona o que teria acontecido se a Phoenix não morresse.

Nesta história, Jean Grey salvou o planeta natal Shi'ar das mãos do Galactus e ganhou seu respeito. Eles não vieram por ela e Jean seguiu viva. No entanto, ela ainda se perdeu para a Fênix Negra e acabou matando os X-Men quando ninguém era poderoso o suficiente para derrotar a Fênix.

E se Elektra sobrevivesse?


Em What If ...? #35 de Frank Miller, a série analisou o que teria acontecido se o Mercenário não tivesse matado Elektra. A história começa quando o Demolidor estava de luto no túmulo de Elektra em Demolidor #182, quando o Vigia apareceu para mostrar a ele o que aconteceria se Elektra tivesse vivido.

Se não tivesse morrido, Elektra teria poupado a vida de Foggy Nelson e acabado ficando juntos e eventualmente se casando com o Demolidor. Isso a colocou na mira do Rei do Crime e o casal teve que tomar uma decisão difícil.

E se o Justiceiro tivesse se tornado o Venom?


Em What If ...? #44, o quadrinho imaginou uma grande mudança para o Universo Marvel. Quando o Homem-Aranha se livrou do simbionte alienígena, ele se uniu a Eddie Brock, e Venom nasceu. No entanto, o que teria acontecido se ele tivesse optado por se relacionar com o Justiceiro ?

Isso fez do poderoso simbionte um assassino implacável de vilões e tornou Frank Castle mais perigoso do que nunca. Até que Homem-Aranha, Demolidor e o Cavaleiro da Lua se juntaram, o Justiceiro teve que tomar uma decisão sobre como lidar com o simbionte.

E se o Wolverine saísse na mão contra o Conan?


Em What If ...? Vol. 2 #16, Wolverine acabou indo para a Terra-90816, que era a Terra onde Conan, o Bárbaro, vivia. Enquanto Conan acabou vindo para a Terra-616 e se tornando parceiro do Wolverine nos Vingadores Selvagens anos depois, esta foi a primeira vez que eles se encontraram.

O que resultou foi Wolverine encontrando Red Sonja e Conan acidentalmente acabando viajando para a Terra-616 sem Wolverine, onde suas ações levaram ao fim do mundo.

E se o Homem-Aranha fosse celebridade?


Na primeira aparição do Homem-Aranha, ele ganhou seus poderes depois que uma aranha radioativa o picou. Em vez de se tornar um super-herói, o Homem-Aranha tentou ganhar dinheiro como celebridade e apareceu em programas de entrevistas noturnos. Ele desistiu quando seu tio Ben morreu.

Em What If ...? #19, o Homem-Aranha parou o ladrão, pensando que isso o tornaria uma estrela maior para que o tio Ben nunca morresse. Como resultado, o Homem-Aranha se tornou uma grande celebridade ao invés de um super-herói e começou a tomar decisões muito irresponsáveis, que arruinaram a vida de outras pessoas e quase destruíram a sua própria.

Extra: E se a Guerra Civil...


Em 2008, a Marvel lançou o one-shot What If ...? Civil War. Este opôs o Homem de Ferro e seus super-heróis pró-registro contra o Capitão América e seus lutadores pró-liberdade. Embora o Capitão América e o Homem de Ferro pensassem que estavam certos, tudo terminou quando Cap percebeu o dano causado e se rendeu.

Nessa história, duas mudanças importantes ocorreram e mudaram a forma como as coisas aconteceram. Em um deles, o Homem de Ferro morreu em Extremis, e o Capitão América liderou todos os heróis contra o governo e perdeu muito. Na segunda, o Homem de Ferro pede ajuda ao Cap ao invés de ameaçá-lo e eles trabalham juntos, eventualmente concordando em trabalhar no registro, mas com mudanças permitindo que os heróis protejam suas identidades, apenas revelando-as para Cap.

Essas são histórias interessantes, e acredite, existem muitas outras. Então espere o inesperado na série "What If...?" do Disney Plus, afinal, essa série foi criada justamente para isso, e não, ela não destróia a sagrada linha do tempo.

adaptado do SR