A BlueStacks Inc., plataforma pioneira na adaptação de jogos de Android para o PC e plataforma líder global para jogos mobile, anunciou hoje o lançamento do BlueStacks X (beta), o primeiro serviço de streaming de jogos baseado em nuvem do mundo para games mobile.

O BlueStacks X é o único serviço de games na nuvem do mercado a oferecer streaming gratuito de jogos mobile em diversas plataformas e aparelhos. O serviço já está disponível e pode ser usado no Windows 10 e 11, Mac, iOS, Android, Chromebook e Raspberry Pi acessando o endereço https://x.bluestacks.com/#/cloudGames.

O BlueStacks X (beta) tem como base uma tecnologia de nuvem híbrida, construída em parceria com o now.gg, a empresa irmã do BlueStacks. Este serviço de nuvem híbrida permite que a nuvem carregue e descarregue partes da computação e renderização de gráficos para diversos terminais, reduzindo drasticamente os custos da nuvem e permitindo que os usuários desfrutem de um serviço totalmente gratuito.

O serviço todo pode ser facilmente utilizado por meio de um cliente próprio ou de navegadores capazes de renderização de gráficos nativos. A tecnologia funciona de forma transparente e não requer nenhuma integração por parte dos desenvolvedores dos jogos. Confira o trailer de lançamento:


“O BlueStacks App Player recentemente ultrapassou 1 bilhão de downloads vitalícios. Naturalmente o BlueStacks X era o próximo passo para nós. A nuvem híbrida é um grande avanço tecnológico que o torna economicamente viável para lançar o serviço”, disse Rosen Sharma, CEO da BlueStacks Inc. 

“Somos um agente de confiança, parceiros dos principais desenvolvedores de jogos para celular. Eles estão extremamente empolgados com o BlueStacks X e algumas das outras inovações que oferecemos, como uma integração profunda com o Discord.”

“Hoje em dia, todos os jogadores praticamente vivem no Discord. Lançar o BlueStacks X como um bot do Discord é tão inovador e inteligente. Podemos literalmente clicar em um link e pular para um jogo. E eu posso personalizar o serviço todo para meu servidor, isso é muito legal”, comentou Jonathan Fermin (Aevatrex), um dos maiores influenciadores de jogos mobile da atualidade.

O BlueStacks X (beta) pode ser acessado pelo próprio navegador mobile do iOS, Android, Windows 11, Mac, Chromebooks e até algumas smart TVs. O cliente nativo do BlueStacks X está disponível para Windows 11, Windows 10 e versões anteriores do Windows. O BlueStacks X também pode ser acessado por usuários do BlueStacks App Player e até via Bots no Discord.

O BlueStacks X (beta) já conta com mais de 200 jogos e vários novos títulos estão sendo adicionados toda semana. O serviço possui uma grande coleção de jogos de RPG e estratégia, com novos gêneros sendo adicionado a cada atualização.