'Gundala: A Ascensão de um Herói'

Em outubro, o público poderá conferir no Cinema Virtual filmes de ficção e inspirados em histórias reais produzidos nos quatros cantos do planeta. No dia 7, estreiam o turco “O Pombo – Um Refúgio para Sobreviver” e o indonésio “Gundala: Ascensão de um Herói”. Na semana seguinte (14), é a vez do canadense “Espírito Indomável” e do italiano “Não Odeie”. Dia 21, estreiam o drama alemão “Uma Cidade em Alerta” e a biografia indonésia “Ahok - O Caminho do Poder”. Na última semana do mês, chegam o longa russo “Spacewalker – Rumo ao Desconhecido” e o guatemalteco “Tremores”, do premiado diretor Jayro Bustamante.

Confira os detalhes da programação:

7 de outubro

O Pombo – Um refúgio para sobreviver (The Pigeon) | Drama | Turquia

Para assistir ao trailer, clique aqui

Um adolescente com dificuldades sociais se refugia no telhado para cuidar de seus pombos de estimação. Resguardado em uma redoma enquanto o mundo exterior parece cada vez mais hostil, o garoto lida com as peculiaridades de seu processo de amadurecimento enquanto a vida adulta se aproxima.

Direção: Banu Sivaci
Elenco: Demet Genç, Evren Erler, Kemal Burak Alper, Ruhi Sari

O longa foi premiado em diversos festivais em diferente categorias, inclusive Melhor Filme (Adana Film Festival, Ankara International Film Festival, Mostra de València-Cinema del Mediterrani, Olympia International Film Festival for Children and Young People etc.), Melhor Ator (Kemal Burak Alper), Melhor Direção, entre outros.


Gundala: A Ascensão de um Herói (Gundala) | Aventura | Indonésia

Para assistir ao trailer, clique aqui

Gundala, o proeminente super-herói de quadrinhos da Indonésia, e seu alter ego Sancaka entram no universo cinematográfico para lutar contra o perverso Pengkor e seu esquadrão diabólico de assassinos órfãos.

Direção: Joko Anwar
Elenco: Abimana Aryasatya, Bront Palarae, Tara Basro

O longa faturou três prêmios no Festival de Cinema da Indonésia: Melhor Som, Melhor Efeitos Visuais e Melhor Fotografia


14 de outubro

Espírito Indomável (Indian Horse) |Drama | Canadá

No final da década de 1950 em Ontário, o indígena nativo canadense Saul é arrancado de sua família e enviado para o internato de uma escola católica. Saul testemunha abusos horríveis nas mãos das próprias pessoas a quem seus cuidados foram confiados e não pode falar sua língua ou abraçar sua herança indígena. Mas ele descobre o hóquei no gelo, fica fascinado pela atividade e aprende secretamente a jogar, desenvolvendo uma habilidade única e rara de ver o jogo de uma maneira que ninguém vê. Mesmo assim os fantasmas do passados continuam presentes, ameaçando sua carreira e futuro promissores.

Direção: Stephen S. Campanelli
Elenco: Ajuawak Kapashesit, Sladen Peltier, Michael Murphy

Com produção executiva de Clint Eastwood, o filme recebeu 10 prêmios e mais 9 indicações, em eventos como Festival de Cinema de Vancouver, Festival Internacional de Cinema de San Diego, entre outros.


Não Odeie (Non Odiare) | Drama | Itália

Inspirado em eventos reais. Filho de um sobrevivente do holocausto, Simone é um cirurgião que leva uma boa vida na cidade italiana de Trieste. Durante um treino de canoagem, ele presencia um acidente de carro e, como médico, corre para salvar a vítima. Quando Simone descobre uma tatuagem nazista no peito do acidentado, decide deixar o homem entregue a seu destino. Atormentado pela culpa, Simone então começa a investigar a vida do falecido, chegando até Marica, filha do homem que ele deixou morrer.

Direção: Mauro Mancini
Elenco: Alessandro Gassmann, Sara Serraiocco, Luka Zunic

Filme ganhou três prêmios: Festival de Cinema de Spello (Melhor Efeitos Sonoros), Sindicato Nacional dos Jornalistas Italianos (Melhor atriz coadjuvante – Sara Serraiocco), Festival de Veneza (Melhor Ator – Alessandro Gassmann)


21 de outubro

Uma Cidade em Alerta (Wackersdorf) |Drama |Alemanha

Baseado em uma história real. Em meados da década de 1980, na cidade alemã de Wackersdorf, o governo planeja construir uma usina nuclear para reverter o crescente desemprego da região. Inicialmente a favor da construção, o político local Hans Schuierer começa a duvidar da verdadeira intenção do governo. Ele percebe que a usina pode causar graves riscos à população e passa a ser um dos maiores críticos do projeto, arriscando sua própria carreira.

Direção: Oliver Haffner
Elenco: August Zirner, Fabian Hinrichs, Peter Jordan

Longa ganhou três prêmios: Festival de Cinema de Munique (Prêmio do Público), German Film Awards (Melhor Filme), Bavarian Film Awards (Prêmio Especial)


Ahok - O Caminho do Poder (A Man Called Ahok) | Biografia | Indonésia

Baseado na história real de Ahok, ex-governador de Jacarta, capital da Indonésia, desde sua infância com sua família em uma vila rural até sua posse como um dos principais políticos do país. Antes de concorrer ao cargo, ele aprendeu muito sobre disciplina com seu pai, que dirigia uma empresa de mineração e era obrigado a lidar com a corrupção nos negócios. Após a falência da empresa e uma tragédia familiar, Ahok lembra da mensagem de seu pai para enfrentar as adversidades e finalmente se tornar um líder político.

Direção: Putrama Tuta
Roteiro: Daniel Mananta, Kin Wah Chew e Eric Febrian

Filme recebeu três indicações a prêmios no Festival de Cinema da Indonésia: Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Cabelo e Maquiagem


28 de outubro

Spacewalker – Rumo ao Desconhecido (Spacewalker) | Ficção Científica | Rússia

Baseado em uma história real. Na década de 1960, durante a Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos, os soviéticos planejam manter a liderança na corrida espacial ao enviarem dois astronautas para realizarem a primeira caminhada no espaço da história. Os pilotos militares Alexey Leonov e Pavel Belyayev estão prontos para entrar no espaço aberto, mas para completar essa jornada e passar para a história, eles terão que enfrentar muitos obstáculos perigosos.

Direção: Dmitriy Kiselev
Elenco: Evgeniy Mironov, Konstantin Khabenskiy, Vladimir Ilin

Longa recebeu oito prêmios, entre os quais, Golden Eagle Awards - Melhor Ator (Evgeniy Mironov), Melhor Ator Coadjuvante (Vladimir Ilin), Melhores Efeitos Visuais e Melhor Música; Nika Awards - Melhor Ator Coadjuvante (Vladimir Ilin); Guilda dos Cinematógrafos Russos- Melhor Fotografia, entre outros


Tremores (Temblores) | Drama | Guatemala

Aos quarenta anos, Pablo, um homem evangélico, casado e com dois filhos, se envolve em um relacionamento amoroso com outro homem, chamado Francisco. Na tentativa de "curá-lo", sua esposa Isa recorre ao pastor da igreja que frequentam, com medo de que o "pecado" do marido possa destruir a vida dos filhos, Lucía e Juampi. Ao revelar ser gay, Pablo sofre, impotente, com a destruição de sua família, a exclusão de sua comunidade e o preconceito de uma sociedade profundamente repressiva.

Direção: Jayro Bustamante
Elenco: Juan Pablo Reyeslager, Diane Bathen, Mauricio Armas, Sabrina De La Hoz

Exibido no Festival de Berlim e Montreal, entre tantos outros, o filme acumula 13 prêmios, entre melhor filme, melhor fotografia, melhor roteiro, melhor ator etc.