Na última quarta-feira (22) finalmente tivemos o lançamento de Pokémon Unite para Android e iOS. O jogo era muito aguardado pelo público, que agora pode se enfrentar em batalhas do "Pokelol". Vai entrar nessa, mas está na dúvida sobre o que esperar do jogo? Preparamos uma lista com seis perguntas e respostas para te ajudar.

1) Como jogar Pokémon Unite?


O jogo tem partidas 5v5 num mapa. A diferença é que em Pokémon Unite existe apenas a rota superior e inferior, com a selva no centro do mapa. O objetivo de cada time é marcar mais pontos que o outro ao final de 10 minutos, e ganhar a partida. Cada "torre" inimiga é destruída após o seu time marcar 100 pontos. O mapa tem também Pokémon especiais, que dão bônus especiais ao serem derrotados (similar aos buffs e objetivos dos mobas).

2) Quais dispositivos suportam o jogo?


Além do Nintendo Switch, o jogo está disponível para Android e iOS. Para jogar em dispositivos com o sistema da Google, basta ter Android 4.4 ou superior e 638 MB de espaço disponível. Vale dizer: este valor é no mínimo, pois a instalação supera 1 GB. No iOS os requisitos são iOS 10.0 ou superior, e 815.5 MB de espaço.

3) Quantos personagens estão disponíveis?


Neste momento, Pokémon Unite tem 23 pokémon. Uma parte tem a linha evolutiva dos jogos, enquanto outra tem apenas uma forma. No geral, todos sobem de nível e ganham novas habilidades que você pode selecionar de acordo com o seu estilo de jogo. Veja a lista de monstrinhos, a linha evolutiva e em qual nível eles evoluem. Quando não houver evolução, vamos marcar em negrito:

- Squirtle (1) > Wartotle (5) > Blastoise (9)
- Chansey (1) > Blissey (4)
- Gardevoir
- Zeraora
- Pikachu
- Charmander (1) > Charmeleon (4) > Charizard (9)
- Snorlax
- Dwebble (1) > Crustle (4)
- Froakie (1) > Frogadier (5) > Greninja (7)
- Gossifleur (1) > Eldegoss (4)
- Fletchling (1) > Fletchinder (5) > Talonflame (7)
- Lucario
- Bulbasaur (1) > Ivysaur (5) > Venusaur (9)
- Mr. Mime
- Slowpoke > Slowbro (9)
- Absol
- Machop (1) > Machoke (5) > Machamp (9)
- Jigglypuff (1) > Wigglytuff (4)
- Alolan Vulpix (1) > Alolan Ninetales (4)
- Cramorant
- Ghastly (1) > Haunter (5) > Gengar (9)
- Gible (1) > Gabite > (6) Garchomp (10)
- Scorbunny (1) > Raboot (5) > Cinderace (7)

4) O que são as categorias de Pokémon?


É o equivalente das classes de moba, como atirador, suporte, mago, etc. Em Pokémon Unite são cinco categorias:

- Os All-Rounder têm ataque e defesa equilibrados, parecido com um soldado. Eles são Lucario, Machamp, Garchomp e Charizard;

- Os Attacker têm pouca resistência, mas causam grande dano em combates à distância, igual aos magos. Eles são Cramorant, Alolan Ninetales, Pikachu, Cinderace, Gardevoir, Greninja, Venusaur;

- Os Defender são os meus queridos tanks! Sua função é proteger os aliados. Eles são Blastoise, Snorlax, Crustle e Slowbro;

- Os Speedster tem grande mobilidade e potencial ofensivo, lembrando os assassinos. Eles são Zeraora, Absol, Talonflame, Gengar;

- Por fim, os Supporter são o que o nome já diz: suportes. Eles possuem habilidades de cura, e atacam os inimigos causando condições de status como stun e adormecer. Eles são Blissey, Wigglytuff, Mir. Mime e Eldegoss.

5) Tem cross-play?


Sim! Jogadores no Switch, Android e iOS podem jogar juntos ou uns contra os outros na mesma partida. Além disso, o jogo tem cross-platform, significando que você pode usar a mesma conta para jogar nas três plataformas e não perder o seu progresso.

6) Tem passe de temporada?


Sim. O passe de Pokémon Unite tem 90 níveis de recompensas para desbloquear, o que você faz cumprindo missões diárias, semanais e especiais durante a temporada. O passe tem recompensas grátis, como Aeos Tickets, e recompensas pagas (Passe Premium), como skins para os monstinhos. Tem ainda o Passe Premium Plus, cujo diferencial é começar a contar a partir do nível 10.

Via iMore (1 e 2), GameWith, Pokémon Unite, IGN, Eurogamer e Hotspawn