Jogadores que conhecem ou participam de partidas multiplayer pela internet certamente já viram ou ouviram falar sobre trocas de farpas no chat do jogo e como isso pode determinar o rumo da gameplay. 

Lamentavelmente, muitas vezes as conversas durante as partidas são tóxicas e desagradáveis, com agressões verbais e até demonstrações de preconceito. Para incentivar um ambiente mais saudável e competitivo, em que a comunidade gamer seja parte da solução e não do problema, a HyperX listou uma série de atitudes que devem ser valorizadas ou evitadas pelos jogadores.

• Foco no jogo! Nada de insultos pessoais.
As partidas on-line têm como objetivo fundamental a diversão. Para tornar a experiência prazerosa e saudável, é importante manter as piadas na esfera do game e deixar de lado comparações, apelidos infantis sobre os companheiros e comentários desrespeitosos. Incentivar o companheiro vai servir de estímulo para grandes jogadas, mantendo o bom ambiente e evitando transformar o duelo em uma discussão entre crianças birrentas.

Muitas vezes, os jogadores não se conhecem e muito menos a vida do outro competidor, e ser ofensivo é pedir para ser mutado ou agredido verbalmente.


• Conversar funciona muito melhor do que xingar.
Não há nada de errado com um pouco de brincadeira e provocação sadia, mas antes de sair falando o que lhe vem na telha, experimente conversar. Mais do que mandar um "glhf" (good luck, have fun) apressado, tente uma troca de mensagens amigável antes da partida. Isso certamente aumentará as chances de uma boa comunicação. Demonstre que está se esforçando, jogando sério, e não seja ofensivo. Intimidar o adversário jogando bem certamente funcionará melhor para minar o psicológico dele.


• Criatividade é o melhor caminho
Falar palavrões no chat não é apenas uma forma de aborrecer outros jogadores, mas um motivo para ser censurado na maioria dos jogos. Ao invés de ofender, é importante ser criativo e criar formas mais inteligentes de botar pressão sobre os oponentes enquanto mostra suas habilidades. Além disso, se expressar naturalmente vai fazer com que o jogador não perca tempo parado em frente ao teclado pensando no melhor trocadilho para cada situação.


• Entender bem o jogo evita reclamações sem sentido
Muitos jogadores de Counter-Strike, por exemplo, reclamam do "camper", aquele defensor que fica praticamente acampado e escondido em sua base esperando os adversários aparecem para surpreendê-los. Apesar de ser uma tática legítima, é comum que essa atitude gere discussões desnecessárias. Se o mesmo jogador for morto pelo "camper" várias vezes, basta mudar a estratégia, não ir mais até aquele local e tentar surpreendê-lo de outra forma. Papelão mesmo é reclamar da tática do adversário no chat do jogo.


• Respeitar a diferença entre amigos e desconhecidos
Aqueles que estão acostumados a jogar juntos e já se conhecem sabem diferenciar uma brincadeira de uma fala séria durante as partidas on-line. Porém, quando se trata de um estranho, isso se torna muito mais difícil, especialmente quando a conversa é por texto e não dá para decifrar o tom utilizado. Sem o contexto da amizade, caçoar de outro jogador é bem desagradável. O brincalhão não pode presumir que desconhecidos reagirão da mesma maneira que seus amigos. Por isso, é importante adaptar a conversa ao ambiente e situação do momento.


• Não ofender a sua própria equipe
Esse é um comportamento que realmente atrapalha a partida e o desempenho do grupo. Se o companheiro de time não está dando o melhor de si ou está jogando mal, ficar zangado e ofendê-lo só irá desmotivá-lo ainda mais. Neste caso, o ideal é que o capitão lhe passe confiança e o incentive com mensagens positivas.


• Comemorar na vitória e não reclamar do outro na derrota
Não importa quantas piadas e intimidações o jogador faça ou receba. No fim das contas, o que vale é o respeito entre os jogadores. Se fez um ótimo jogo e venceu, o jogador tem o direito de comemorar, mas é importante mandar um "GG" (good game) para os oponentes ou agradecer pela partida. Se for derrotado, é melhor avaliar e pensar o que pode ser melhorado do que passar os momentos finais de uma partida reclamando da forma como o time adversário jogou ou de como os companheiros o decepcionaram.


A comunidade de jogos on-line é muitas vezes taxada de tóxica e seguir essas dicas da HyperX pode ajudar a transformar esse ambiente e incentivar os jogadores a se divertirem de uma forma cada vez mais sadia. Para mais informações sobre a HyperX e seus produtos acesse o site .