Play anterior: The Who - Baba O'Riley
A música tem sido uma grande amiga durante toda a minha vida. Tem dias que vem o sentimento de que só uma boa música conversa de verdade contigo. Trilha sonora de momentos bons sobram, mas tem a trilha sonora dos momentos ruins. Elas ajudam a chorar, colocar as energias ruins pra fora, e sonhar com dias melhores.
Como esse mês nós estamos num Play sobre saúde mental, hoje eu quero falar sobre The Unnamed Feeling do Metallica.
Um álbum mal compreendido
St. Anger foi lançado em 2003, e se você ouve heavy metal, talvez lembre do quanto esse álbum foi mal falado. Pra ter uma ideia, dos álbuns do Metallica no Metacritic, esse tem a segunda menor nota - 65. Ele só perde para Lulu, com nota 45 (amarela).
Esse foi o primeiro álbum do Metallica sem um baixista, pois o Jason Newsted deixou a banda pouco antes das gravações começarem. Depois recrutaram o Robert Trujillo, etc e tal. A sonoridade do St. Anger foi um choque: a produção é crua, puxada para o metal alternativo, e sem solos de guitarra!
O Metallica escreveu o St. Anger quando os integrantes atravessavam muitas mudanças e dificuldades pessoais. Isso por si só tornou o álbum bem intenso e emocionalmente profundo. Junte com esses detalhes de produção e som, e deixou o álbum raivoso e com muita coisa pra dizer.
Uma música incrível
Justamente pela produção "seca", isso amplifica os sentimentos que o St. Anger passa. The Unnamed Feeling, em especial, é de um nível emocional fantástico. Ela fala sobre a ansiedade que uma pessoa sente antes de perder o controle, entrando em pânico. Crise de pânico é um negócio terrível mesmo.
E o nosso Play?
É uma narrativa emocionante, uma música claustrofóbica. A gente se sente exatamente assim por todo dia conviver com a ansiedade, e outros sentimentos ruins. As coisas que matam a gente um pouquinho todo dia e a letra também fala perfeitamente bem.
The Unnamed Feeling é uma música que eu normalmente ouço em dias de crise. Ela senta comigo e bate um papo, sabe? Porque é muito comum o pânico ser confundido com "drama", a depressão com "preguiça... As pessoas realmente precisam aprender a exercitar a empatia.
Mesmo que o seu sentimento não tenha nome, e você só consiga sentir que ele te deixa desconfortável, tudo bem. A gente precisa normalizar falar de tristezas, é um caminho pra você superar elas. Ou pelo menos aprender a conviver de uma forma menos miserável. Se eu puder ajudar um pouco com música, então fica a minha colaboração.
0 Comentários
Seja educado(a) antes de comentar. Educação é grátis, e todo mundo gosta.