O aclamado diretor Denis Villeneuve está fechando o ciclo. Duna, o lendário romance de Frank Herbert, é uma das obras mais icônicas da ficção científica. O livro foi tão fundamental para o gênero que foi na verdade uma grande influência para George Lucas quando ele estava criando Star Wars. Para a nova adaptação de Duna para as telonas, o cineasta olhou para trás diretamente em Star Wars em busca de ideias e orientação, conectando ainda mais os dois títulos amados.

Ao falar com Brandon Davis do ComicBook.com antes da estreia de Duna, Villeneuve explicou como Star Wars acabou sendo uma influência para seu filme, junto com Lawrence da Arábia, Apocalypse Now e algumas histórias em quadrinhos francesas.

"Em primeiro lugar, é estranho pensar que Star Wars roubou tantos ... Não roubou, mas foi tão profundamente inspirado por Duna, e agora eu, estou fazendo um filme sobre Duna, e estou profundamente influenciado por Star Wars", explicou Villeneuve. "Eu nasci com Star Wars, então era como o elefante rosa na sala quando começamos a projetar o filme e encontramos nossa própria identidade em um mundo onde existe uma fera tão grande. Então, vou dizer que há muitos filmes que influenciaram Duna, tem Lawrence da Arábia de David Lean, com certeza, Apocalypse Now de Francis Ford Coppola. São filmes que me influenciaram em vários detalhes do filme.”


“Quando você é um cineasta com séculos diferentes, é um acúmulo de influências”, continuou Villeneuve. "Mas eu diria que a principal influência foram provavelmente as histórias em quadrinhos que eu lia quando criança, que são de... pessoas como Druilett e Bilall e Moebius, todos aqueles artistas de histórias em quadrinhos da Europa e da França, que são belgas, eles tiveram um tremendo impacto sobre mim e provavelmente foram a principal influência para o filme."

As ideias do romance Duna ajudaram a preparar o terreno para o que (George) Lucas criaria em Star Wars. Esses filmes de Star Wars se tornaram obras essenciais nos anos de formação de Villeneuve e moldaram todo o cenário dos filmes de ficção científica por gerações. Neste ponto, realmente parece que um não poderia ser uma peça proeminente da cultura pop sem a existência do outro.

Duna estreia hoje (21) no Brasil e Duna estará disponível no HBO Max no dia 22 de outubro na gringa, e por aqui, após 45 dias do lançamento.

via CB