O vocalista do Dream Theater James LaBrie revelou que seu novo álbum, Beautiful Shades of Grey, será lançado no dia 20 de maio de 2022 via InsideOut Music. Diferente dos álbuns anteriores, onde LaBrie teve Matt Guillory como colaborador, o novo álbum foi gravado com Paul Logue, baixista e membro fundador da banda de metal melódico Eden's Curse.

Em entrevista ao The Everyman Podcast, LaBrie contou como aconteceu a colaboração com Logue. "Eu cantei em uma das músicas [do Eden's Curse] em 2010, chamada 'No Holy Man'. Eu realmente gostei da composição de Paul." LaBrie então explicou que para ele, Logue tem uma forma de compor mais anos 70, ao estilo rock clássico. "E eu tive muitas ideias nesse sentido."

Após um show do Dream Theater em Glasgow, em fevereiro de 2020, LaBrie estava no aeroporto e então reencontrou Logue. Os dois conversaram, combinaram de escrevem algo juntos quando a oportunidade viesse. Com a pandemia interrompendo a turnê do Dream Theater, foi a oportunidade dos dois trabalharem em algumas ideias.

LaBrie define Beautiful Shades of Grey como um álbum com "feeling Led Zeppelin-esco, mas ainda assim moderno". Sobre o processo de composição, ele elaborou:

Começamos como, dissemos, 'Vamos apenas mantê-lo puro e com base acústica - isso será o fundamental deste álbum', e então meio que se transformou em mais um conjunto, então [com] teclados... Marco Sfogli está tocando a guitarra principal em todas as faixas. Paul está tocando guitarra rítmica e baixo. E então [meu filho] Chance [LaBrie] está tocando bateria. Christian Pulkkinen é o tecladista, que é um tecladista e pianista fantástico. Todas as letras, exceto uma, eu escrevi.

Em sua carreira solo, James LaBrie lançou três álbuns: Elements of Persuasion (2005), Static Impulse (2010), e o Impermanent Resonance (2013), um dos álbuns prediletos da Pessoa que Vos Fala. Agora ficamos no aguardo por mais novidades sobre o futuro-novo álbum