Yuumi é um dos suportes mais irritantes de League of Legends. Se você quiser importunar seus inimigos como a Gata Mágica, temos o guia definitivo para ela, incluindo as melhores runas, builds, dicas e truques.


A Gata Mágica é um dos campeões mais controversos do LOL devido seu kit, mecânica e como seu simples fato de curar o aliado que ela, literalmente, se enfia, fez até mesmo os times profissionais não saberem lidar com ela e vemos até aqui, como vem sendo um forte diferencial em pleno World 2021!

Como uma encantadora que é, Yuumi fortalece seus aliados, realiza cura e ainda pode causar um dano considerável em sua Ultimate para auxiliar fortemente seu amiguinho a garantir uma ou duas kills, caso ela mesma não roube, digo, fique com a kill em seus tiros mágicos.

Mas quem é a Yuumi?

Yuumi é uma gata mágica de Bandópolis que está em uma missão para encontrar sua mestra, Norra. Deixando para trás seu livro, o objeto mágico se tornou o ajudante de Yuumi, agindo como o companheiro do felino em sua jornada por Runeterra em busca de Norra.



No Summoner's Rift, Yuumi (e o livro) usam seus poderes mágicos para pular de aliado em aliado, fortalecendo-os como um suporte de encantamento superpoderoso.

Habilidades e jogando de Yuumi

Yuumi é única em comparação com todos os 156 outros campeões de League of Legends de uma maneira específica: ela pode se anexar a aliados, tornando-a invulnerável e fortalecendo-os.

Esta mecânica é fundamental para Yuumi. Quando você se enfia nos aliados você literalmente fará tudo com eles seja para onde eles forem, até que, você pule em outro aliado ou ele volte para a base, e lá, você sairá automaticamente do corpo. Você pode escolher se desprender, e às vezes é necessário para gerar mana, mas você se deixará muito vulnerável pois Yuumi se torna praticamente um cone sozinha.

Sendo inimiga da mobilidade ao ficar sozinha, ao jogar de Yuumi você não precisa comprar botas ou fazer um feitiço de invocador de movimento como o Flash. Utilizar opções como Ignite, Exhaust e Curar são as três escolhas populares; sendo os dois últimos os mais comuns.

Na rota, Yuumi é incrivelmente opressora, capaz de atrair os inimigos antes de atacar seu aliado. Você pode pegar a Yummi adversária com o controle de grupo e ao jogar com ela deve ter cuidado com isso, pois isso a impedirá de se enfiar nos aliados por um breve período de tempo, então tome cuidado com escolhas como o Alistar, que pode rapidamente fazer um Flash combo em você.

Conforme o jogo avança, você deseja se ligar a um aliado feedado, mantê-lo fortalecido e jogar abusar das suas habilidades de dano para manter os inimigos próximos. Com uma lentidão em seu Q (que você pode mover com o mouse enquanto estiver em um aliado) e um atordoamento em seu ultimate, Yuumi não tem problemas em fazer exatamente isso.

Você pode escolher maximizar seu Q ou E primeiro, deixando seu W por último para aqueles aumentos de força adaptativa extras no final do jogo. Q normalmente é melhor para o dano extra, além de evitar o alto custo de mana em seu E.



  • BATER E BLOQUEAR (P): Periodicamente, quando Yuumi ataca um Campeão, ela restaura Mana e recebe um escudo que a segue, protegendo ela e o aliado ao qual está conectada.

  • PROJÉTIL ERRANTE (Q): Yuumi dispara um projétil, causando Dano Mágico ao primeiro alvo que atingir. O projétil causa dano adicional e redução de velocidade se demorar pelo menos 1s para chegar ao seu alvo. Enquanto conectada, o projétil pode ser controlado pelo cursor do mouse.

  • VOCÊ E EU! (W): Passivamente, Yuumi aumenta a Força Adaptativa de seu aliado e a sua própria. Ativamente, Yuumi avança em direção a um aliado-alvo, tornando-se inalvejável por qualquer ataque, exceto de torres.

  • FRENÉTICA (E): Cura Yuumi e aumenta a Velocidade de Movimento e a Velocidade de Ataque. Se ela estiver conectada, isso afetará seu aliado em vez dela mesma.

  • CAPÍTULO FINAL (R - Ult): Yuumi canaliza sete disparos que causam dano, enraizando inimigos atingidos por três ou mais disparos. Ela também pode se mover, se conectar e conjurar Frenética! durante a canalização.

Melhores builds para Yuumi

Como mencionamos anteriormente, Yuumi não precisa usar botas (ela tá voando no livro). Claro, você pode optar por Botas Ionianas se precisar da aceleração de habilidade, mas isso normalmente libera um espaço de item para Yuumi no final do jogo o que outros suportes não têm acesso.

Existem duas builds predominantes para Yuumi. O padrão é uma build típica de curandeiro, focada nas curas do Regenerador de Pedra Lunar em combate, bem como nos buffs de Cajado AguafluxoTuríbulo Ardente. Como regra geral, qualquer item que dê cura e poder de escudo a Yuumi é forte devido à sua passividade e E.

No entanto, a segunda opção é um dano ganancioso com Tormento de Luden, Foco do Horizonte e Mejai. Enquanto eles anulavam o aumento de dano de Yuumi após seu domínio na Season 9, se você conseguir uma vantagem inicial, você pode arcar com os itens de dano.

  • Item Místico - Regenerador de Pedra Lunar ou Tormento de Luden;
  • Bota - Bota Ioniana (último item caso necessário);
  • Item de Suporte - Gume do Ladrão Arcano;
  • Putrificador Quimtec;
  • Cajado Aguafluxo;
  • Benção de Mikael (se precisar melhorar o clear wave do seu adc);
  • Turíbulo Ardente (para times de auto ataque);
  • Mejai (caso inicia bem na fase de rota para combar com o Luden);
  • Foco do Horizonte (também para combar com o Luden);

Melhores Runas para Yuumi


Skins da Yuumi

Yuumi possuí poucas opções de skins, entre elas temos:

Yuumi Diretora da Escola - 1350 RP


Yuumi Cupido Mortal - 1350 RP


Yuumel - 1350 RP


Yuumi Feiticeira - 1350 RP


Se você quer irritar seus inimigos (e amigos de time) no League of Legends, Yuumi é uma das melhores opções para fazer exatamente isso.

Ela pode parecer despretensiosa, mas esta Gata Mágica pode levá-lo a algumas vitórias fáceis, uma vez que você domine a arte de posicionar com seus saltos. Certifique-se de dar-lhe uma chance antes que Riot a acerte com o martelo nerf novamente.

adaptado Dexerto