Pokémon Unite foi lançado no dia 22 de setembro para Android e iOS, e o sucesso é real. Só na primeira semana o jogo alcançou 30 milhões de downloads! Com tanta gente jogando, incluindo a galera do Nintendo Switch (o jogo tem crossplay), é normal ter muitas dúvidas. Uma delas são as funções funções dos monstrinhos, cada uma com suas fraquezas e qualidades. Hoje começa a nossa série de guias, conhecendo a função de Atacante, ou Attacker.

Características básicas


O Atacante é é especialista em causar muito dano a um alvo ou vários, e seus atributos em maioria são focados em capacidades ofensivas. Por outro lado, ele morre fácil, pois tem pouco HP e mobilidade mediana após usar suas habilidades. Isso torna o Atacante no que os jogadores que moba chamam de "canhão de vidro".

Se você escolher um Pokémon atacante, a rota inferior ou superior é o seu lugar. Mas se ninguém escolher um Speedster (falamos disso em outro guia), ou se habilitar para ir na área central (a selva), você também pode jogar como jungler.

Tipos de Atacantes


Pokémon atacantes podem ser do tipo Attack ou Sp. Attack. Na prática todos causam dano, mas a maneira que ele é calculado é diferente: quem é Attack lida com a defesa (Defense) do adversário, e quem é Sp. Attack, com a defesa especial (Sp. Def). Saber o tipo de atacante que você está jogando é fundamental para saber o tipo de Held Item para equipar.

Pratique o distanciamento social


Attackers causam dano com ataque básico, e das habilidades, à distância (ranged). Isso torna eles perfeitos para o que a gíria de moba chama de caitar: atacar o adversário enquanto se mantém uma distância segura. Eles também conseguem eliminar Pokémon selvagens com relativa facilidade.

Frágeis se desprotegidos


Esse tipo de Pokémon lembra os atiradores dos mobas, pois eles causam grande dano, principalmente em adversários de ataque corpo-a-corpo (melee). Entretanto, a baixa durabilidade (HP) os torna um alvo fácil. Pokémon adversários que podem chegar num atacante rapidamente também são perigosos. 

Aqui valem as mesmas regras dos atiradores: noção de posicionamento e mapa. Se a sua rota ficou vazia, os inimigos podem estar escondidos na moita. Se o seu time iniciou uma teamfight, nem pensar em ficar dentro do pagode: ataque de longe, mas não tão longe. Se o seu time quer contestar um objetivo, use até o Unite Move para roubar o objetivo, caso seja necessário.