Mudar para o notebook tornou difícil jogar games com muitos comandos. Por causa disso eu passei a apostar em jogos de turnos, e comecei a gostar bastante do gênero. Com o Steam Vem Aí de outubro eu conheci o Tactical Combat Department, um jogo bem interessante. Então a gente vai conversar sobre ele, pois é uma experiência curiosa.


O que é

Tactical Combat Department é inspirado em games da SWAT. Nele, você comanda uma equipe especial intervém nos mais variados tipos de cenários e situações.

É legal porque

Porque é uma combinação ótima: jogos em turnos e equipes táticas. Faz todo sentido! O jogo tem sistema de ações com pontos, moral e psicologia. Tem até névoa de guerra ao estilo League of Legends (LoL) para incrementar as suas estratégias. É comum jogos desse tipo com tema histórico (Humankind), medieval (Octopath Traveler), e até ficção científica (XCOM 2). Mas eu não lembro de um RTS policial, o que me espanta.

Não é tão legal porque

A câmera é confusa de comandar, principalmente porque a sensibilidade dela é alta demais. Digo o mesmo para o ponteiro do mouse. Na demo não foi possível mexer nisso, mas é algo que eu gostaria de ver o jogo completo permitindo alterar. Porque deixa uma certa irritação na hora da jogatina que tira a sua concentração.

Nota de rodapé

Eu adoro coisas policiais: séries, jogos, filmes, livros. Então conhecer o Tactical Combat Department foi realmente legal. Ele oferece uma perspectiva diferente do gênero RTS, que ao mesmo tempo é dentro do contexto. O sistema de psicologia e moral são ótimas sacadas. A câmera é um fator ruim, mas pode melhorar. Ainda assim, o jogo oferece uma experiência positivamente inesperada.