Jogos clássicos costumam retornar com certa frequência aos dias atuais, contudo, em alguns casos vemos algo diferente e rendendo um pacote de nostalgia para acompanhar um retorno triunfal, ou mesmo, um lançamento remasterizado. Foi assim esse ano com Quake, um dos clássicos e pais dos FPS, ao chegar com uma versão remasterizada. Mas vamos falar do original aqui.

Arma no peito

Quake é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa, criado pela Id Software e lançado em 1996. Devido à sua popularidade, ele se tornaria o primeiro jogo da série Quake, tendo sido bem recebido pelo público e crítica, levando às continuações Quake II, Quake III Arena, Quake 4 e Enemy Territory: Quake Wars, com a série Quake vendendo 4 milhões de cópias.


O diferencial além da violência bem feita

Sendo uma época onde Quake e Doom brigavam pela atenção em jogos similares, e acabava sendo comum nessa época existirem brigas de consoles e jogos (pois é, isso não é novidade advinda do Twitter), essa disputa era boa para amantes de FPS, e ainda vimos outros jogos surgirem tentando aproveitar a onda.

Quake conseguia se diferenciar por entregar não apenas um jogo violento pois qualquer FPS que emulasse danos graves e sangue voando, estaria nesse caminho, contudo, o fato de entregar uma experiência totalmente 3D, chamava a tensão.

Além disso uma campanha solo com 28 fases aguardavam os corajosos com as opções de encarar os soldados, monstros e afins no fácil, médio, difícil ou pesadelo, sendo a última, mais escondida para ter certeza que você queria passar por isso.

Vale experimentar


Apesar de um game de 1996 portado aos dias atuais, ainda vale a pena a experiência do Quake para entender como alguns jogos foram influenciados e como o gênero foi evoluindo. Também vale ficar bugado quanto a posição da arma na tela, porque né...

Quake e suas sequências, estão disponíveis para PC e consoles junto com sua versão remasterizada. Para assinantes Game Pass os jogos estão disponíveis no catálogo do serviço que faz muita alegria na vida dos donos de Xbox.