O fim dos anos 1990 e inicio dos anos 2000 consolidaram os crossovers que deram inicio com X-Men vs Street Fighter em 1996, e nos anos seguintes, Capcom e Marvel foram saindo na porrada com seus crossovers. Até que um belo momento chegou o que muitos tanto gostariam: a hora de saber quem é melhor entre os personagem e Capcom e SNK. Com lançamento para diversos consoles e arcade, o game ganhou uma versão de bolso para Neo Geo Pocket em 1999, e agora, chegou ao Steam o relançamento de "SNK vs Capcom: Match of Millennium".

Jogos similares mas diferentes


Quando finalmente SNK vs Capcom e Capcom vs SNK ganharam o mundo, e sim é isso mesmo que você leu, as empresas entregaram um novo modelo de negócio dos crossovers. A empresa que puxasse o nome do game, era responsável pelo desenvolvimento daquela versão e isso influenciava no visual do game principalmente.

Os jogos principais da série de luta acabaram ficando a cargo da Capcom, enquanto a SNK, ficou desenvolvendo versões de card game para seu portátil no embate. Contudo, a versão de pancadaria compactada ficou a cargo dela, e assim, tivemos o grande SNK vs Capcom Match of the Millennium.

Mini pancadaria


Sendo um game de Neo Geo Pocket, e caso você nunca tenha tido contato ou curiosidades com os mini consoles do passado, assim como o Game Boy o NGP era simples mas com uma pegada na horizontal, enquanto seu rival era vertical. Com uma pequena tela no centro, slot de cartuchinho, direcionais, dois botões de ação (A e B), Option e botão de ligar, essa era a super máquina de bolso da SNK.

Com layout mais singelo, os jogos de portátil possuem uma gameplay mais simples e contempla muitos jogos de ação, aventura e RPG no geral. Os jogos de luta também conseguiram brilhar e colocaram uma nova mecânica nos games: pressão no botão. Aperto mais rápido, tínhamos um golpe fraco e um aperto mais forte, um golpe forte. Simplesmente o padrão SNK do entretenimento.

(Sim, Street Fighter conseguiu emular os seis botões em dois no GB/GBC)

Os movimentos básicos dos personagens seguem presentes tanto nos golpes normais, especiais e super ou danger move. Mesmo que haja limitação do console você consegue jogar normalmente e abalar ou ser abalado como nas versões maiores, contudo, mais rápido para evitar a fadiga.

Em termos de adaptação para jogar, dificilmente uma versão portátil dos games de lutas mais famosos ficaram ruim. Ainda com a possibilidade de escolher o modo de jogar baseado na barrinha de super ser mais Street Fighter ou Extra/Advanced da SNK.

K.O.!


Não bastando o retorno do game em todos seus aspectos, elenco e boa trilha sonora adaptada com as canções marcantes dos personagens presentes, o port de SNK vs Capcom Match Millennium, a versão conta com um singela adição de skins no visual do Neo Geo Pocket (Color) que "roda" o game na tela.

Juntando todos os detalhes e a diversão que se mantém, SNK vs Capcom Match of the Millennium será uma nostalgia certeira para quem aproveitou na época e quer rever o game, e, para quem sempre quis curiar, a oportunidade está aí.