Após diversos teasers exibindo os convidados, o mundo bonitinho e protagonistas fofinhos correndo em uma capsula redonda transparente, AiAi e sua turma estão de volta com o lançamento de Super Monkey Ball: Banana Mania. Surgido em 2001 para os Arcades e agora em 2021 retorna pelas mãos do mesmo estúdio responsável pela série Yakuza. Preparados para correr por aí novamente? Vamos aos detalhes do game.

O retorno de AiAi e amigos

Chegou a hora de passar rolando por mundos fantásticos com AiAi e seus amigos numa corrida para impedir que o cientista maluco Dr. Bad-Boon exploda a Ilha Selvagem! Junte-se à equipe dos macacos com AiAi, MeeMee, GonGon, Baby, YanYan e Doctor e salte, ricocheteie, incline e role por centenas de fases e labirintos maravilhosos. Jogue solo ou com amigos para derrotar o Dr. Bad-Boon e recuperar suas preciosas bananas!

Um jogo tão fofinho...

Super Monkey Ball traz todo um ar e ambiente tão acolhedor, tão simpático e com uma música tema tão boa de ouvir, que aliás. solte o play nela para prosseguirmos:


Até começarmos a jogar o modo História, toda aquela sensação de paz e amor para sair correndo por ai coletando bananas, continuará firme e forte na mente. Explora um pouco os menus, dá uma olhada na loja e olha os personagens desbloqueáveis como Sonic, Beat e Kiryu por exemplo; aproveita e dá uma curiada no modo de customização dos macacos principais. Que alegria.

E então, partimos para o modo principal...

... e tão cruel


Ao partirmos para o que de fato Super Monkey Ball: Banana Mania se trata e nos traz como desafio da ação em plataforma com macacos dentro das bolas transparentes, vamos conhecer um mundo terrível, maldoso, onde bebe macaco de colo sai correndo, mãe não vê o filho chorando e é sobre isso.

A primeira fase inicialmente irá nos tapear ao nos trazer uma singela reta e com o Goal ao final dessa reta em uma plataforma circular. Ok, facinho, entendemos que o jogo é ir do Ponto A ao Ponto B, pegando as bananas (ou item personalizado dos personagens extras) e finalizar a fase, stonks!

Ao seguir para a segunda fase, pegue tudo que foi dito e jogue para o alto. O jogo começa o castigo, entrega o desafio para você concluir a singela missão de ir de A à B e coletar tudo. Ai você resolve voltar na primeira fase e nota que se for pegar todas as bananas, tem uma chance de você começar a surtar para pegar os coletáveis nas bordas e cair muito.

Bem vindo ao Banana Mania!

Desafio mamaco


Assim como em muitos games clássicos da Sega o Super Monkey Ball: Banana Mania ataca perfeitamente um ponto bem conhecido da nostalgia de quem já jogou, por exemplo, Sonic nos anos 1990. Um jogo que tem como o personagem ser rápido, o jogos no induz a ser rápido, contudo, nem sempre velocidade é tudo e reduzir a velocidades será a chave em alguns momentos.

Talvez possa ter dado a sensação de tudo que foi sendo dito até aqui era crítica, mas não, foi um modo de mostrar como algumas coisas sempre podem surpreender ainda hoje, especialmente, quando entramos no mundo de uma franquia mais antiga pela primeira vez.

E assim começa o looping de Baka Mitai


AiAi desperta uma vontade similar ao que nos despertou quando colocamos Sonic para correr pela primeira vez. Aquele sentimento que dá para ir para frente e correr sem parar e finalizar a fase, até que, o jogo nos faz pisar no freio e prestar atenção no que e como fazer.

Uma singela diferença que ao longo das dezenas de fases de Super Monkey Ball: Banana Mania teremos de pensar rápido, visto que, as fases possuem 60 segundos para serem concluídas e elas vão ficando mais difíceis e desafiadoras. Boa sorte e grande chance de você despertar a risada nervosa a cada queda, ou mesmo raiva. Mas concluir uma fase que deu trabalho rende uma sensação muito boa.

Modos extras

Mas nem tudo é porrada na cara de macaco em Super Monkey Ball: Banana Mania. Os mini-games do modo extra trazem toda aquela diversão que estávamos esperando, e o melhor, podendo jogar com os  amigos.


Entre as opções teremos corrida de barco, salto a distância no mar, tênis, baseball, boliche, futebol, sinuca e mais em um total de 12 modalidades. As partidas aqui darão umas risadas caóticas jogando com os amigos, e entre as modalidades, o boliche a sinuca são os de maiores potenciais para a discórdia, além de ser engraçado ver o personagem se tornar a bola branca do "Side Pocket Mamaco".

Mamacos


Ao fim da corrida Super Monkey Ball: Banana Mania entrega um desafio legal e especialmente atrativo aos fãs da Sega pelos conteúdos adicionais presentes como Sonic, Tails, Beat, Kazuma Kiryu, Sega Saturn, DreamCast entre os personagens jogáveis por exemplo. 

Encare a história e em meio ao caos para se manter na fase aproveite das cutscenes, se desafie no modo de desafios do game, desbloqueie itens extras para vestir seu macaquinho e boa diversão enquanto não cair das "pistas".

Super Monkey Ball: Banana Mania está disponível para Ninendo Switch, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series S|X e PC.