Com tantos reviews recentes de metroidvanias por aqui talvez não precisamos te lembrar sobre o gênero que une a pegada da ação de Castlevania com a exploração de Metroid e que inspira diversos títulos pelo mundo, como o brasileiro Unsighted, e agora, ganha espaço aqui um para otakus: Touhou Luna Nights!

O game

Touhou Luna Nights é um fangame de ação e aventura do Project Touhou desenvolvido pela Team Ladybug em 2018 para Microsoft Windows, lançado através do Steam Early Access. O jogo foi posteriormente convertido para Xbox One e Nintendo Switch.



Enredo 

Sakuya Izayoi, a maid da Mansão do Diabo Escarlate de Gensokyo, é enviada a um universo paralelo que superficialmente se assemelha à mansão, por sua amante, Remilia Scarlet. Aparentemente, isso é para a própria diversão de Remilia, mas sua irmã mais nova, Flandre Scarlet, se disfarça de Nitori Kawashiro e sequestra o universo paralelo em vingança por Remilia ter usado as suas jóias mágicas para criar Noites de Lua sem permissão. Depois que Sakuya derrota Flandre, Remilia pede desculpas e desfaz o Luna Nights.

Za Warudo!


Assumindo o controle de Sakuya Izayoi, uma maid que pode controlar o tempo e arremessa faca, e sim é bem ao estilo de Dio Brando de Jojo's Bizarre Adventure. As mecânicas são simples com os poderes relacionados ao tempo consumindo Magic Points, o famoso MP, e tendo de manter a personagem viva sem zerar a Health Points (HP).

Sendo a única humana da mansão e recebendo ordens diretas de uma vampira, surpreende que tamanho poder esteja logo em mãos mais simples. Quer dizer, Sakuya pode fazer muitas coisas em relação ao tempo, principalmente parar e alterar a velocidade que eventos do presente ao futuro acontecerão. Infelizmente o nerf vem na incapacidade dela poder manipular o tempo que passou, podendo até conseguir voltar, mas, sem desfazer coisas como um objeto voltar a ficar inteiro após ter sido quebrado.

Vale a pena jogar Touhou Luna Nights?

O visual anime com uma pega mais caricata que vai de momentos super deformed (SD) ao visual tradicional. Visualmente o jogo de fato tenta deixar o ambiente bem estilo anime e tem certo êxito nisso. Não se sinta estranho se, você da velha guarda, ficar com uns sentimentos meio Shinobi no início do game, a Mansão tem uma visual que lembra o clássico ninja da Sega, e, enfrentaremos monstros comuns dessas mitologias.

E sendo um game do extenso Project Touhou e feito por fãs, e não pelo criador, o jogo surpreende positivamente em ser uma escolha para passar o tempo, e até mesmo, desbravar os finais normal e alternativo.


Um ponto que vai confundir muito no inicio são os controles. Considerando layouts tradicionais do gênero, Touhou Luna Nights vem pulo e ataque invertidos, contudo, podemos mudar a configuração nos menus caso isso te bugue muito a mente enquanto joga.

Sendo um game disponível no Game Pass e bem leve, se você gosta de metroidvania ou games com pegada de anime, Touhou Lune Nights é recomendado para o test-drive.