Tarja Turunen lançou no final de outubro o seu primeiro livro, Singing in My Book, via Rocket 88. Escrito durante a quarentena, a cantora reuniu várias fotos e memórias para contar sobre a sua jornada na música. O livro mostra contribuições de amigos e colegas nos palcos, no estúdio, em casa, e fotos inéditas da infância. Uma ausência, entretanto, é sentida: o livro não fala sobre a passagem pelo Nightwish.


Em entrevista recente ao Chaoszine, a cantora explicou porque decidiu deixar de fora do livro o período em que foi vocalista do Nightwish:

O Nighwish foi uma grande parte da minha vida. Quase nove anos eu fiz parte da banda. Eu dei à banda a minha voz, minha alma, meu rosto, minha imagem. Ela também me deu todo o mundo do rock and roll, e eu sou profundamente grata. Sempre fará parte da minha vida. 

Mas poucas pessoas realmente sabem o que tenho feito depois do Nightwish - especialmente aqui na Finlândia; acho que é realmente uma falta de informação acontecendo. As pessoas sabem o que eu faço no exterior, mas não aqui. E essa era minha intenção - era realmente abrir essa parte da minha jornada e [focar no fato de que] tenho feito uma carreira solo quase o dobro do tempo que eu estive na banda.

Tarja deixou o Nightwish durante a turnê de 2005, após ser demitida por meio de uma carta aberta. Esse foi um dos momentos mais polêmicos na história do metal sinfônico, que também rendeu uma das maiores reflexões da Pessoa que Vos Fala.

Enquanto o sucessor de In the Raw (2019) não vem, a finlandesa vai colocar um de seus projetos para andar. No dia 26 de novembro o Outlanders lança o single Close to the Sky via earMUSIC. Este será o primeiro de oito singles a serem lançados, que irão resultar num álbum completo.

Como classificar o projeto? Outlanders não tem um gênero específico. Segundo Tarja, a ideia é criar um som relaxante, com batidas eletrônicas empolgantes, e performances de guitarra únicas. Para isso ela recrutou o pioneiro da música eletrônica Torsten Stenzel, e guitarristas ilustres incluindo Joe Satriani, Mike Oldfield, Ron "Bumblefoot" Thal e Marty Friedman.

Via Blabbermouth (1 e 2)