O Amorphis lançou nesta sexta-feira (3) o single The Moon, faixa do álbum Halo que será lançado no dia 11 de fevereiro de 2022 via Atomic Fire Records. Além da música, os finlandeses divulgaram o clipe oficial, criado pelo renomado diretor Patric Ullaeus.


"Tenho feito vários desenhos e pinturas sobre o assunto ao longo dos anos", comentou o compositor do Amorphis, Pekka Kainulainen. "Agora eu escrevi de forma complementar algumas letras de heavy metal... Essa é uma canção de amor." Já o guitarrista Esa Holopainen acrescenta que "é uma música atmosférica e cativante que representa bem o som do Amorphins em 2021".

Fugindo de lugares comuns como a mitologia grega e nórdica, o Amorphis ganhou seu espaço contando os mitos e lendas da mitologia finlandesa - o Kalevala. Para Halo, os fãs podem esperar outro grande trabalho de narrativa, com uma sonoridade progressiva, melódica e melancólica. O álbum promete ser um final para trilogia que começou em 2015 com Under The Red Cloud e seguiu em 2018 com Queen of Time.

“É o Amorphis totalmente reconhecível do início ao fim, mas a atmosfera geral é um pouco mais pesada e mais progressiva, e também orgânica em comparação com seu antecessor”, finalizou Holopainen.

Tomi Joutsen, a voz do Amorphis, considera o álbum soa um pouco mais simplificado em comparação aos antecessores. A banda apostou em retirar certos arranjos para dar ainda mais força às músicas. "No entanto, não me interpretem mal: quando uma determinada música precisa soar grande, [ela] então soa muito grande." 


Confira, a seguir, a tracklist de Halo:

01. Northwards
02. On The Dark Waters
03. The Moon
04. Windmane
05. A New Land
06. When The Gods Came
07. Seven Roads Come Together
08. War
09. Halo
10. The Wolf
11. My Name Is Night