Mesmo com 20 anos de atividades salvando a galáxia e com uma personalidade que faz com que todo jogador se sinta o protagonista por trás da sua máscara, talvez você não conhecia muito sobre o John-117, mais conhecido como Master Chief, o grande protagonista da série Halo e mais do que um mascote, um símbolo do Xbox.

A criação do Master Chief

John-117 é um super soldado geneticamente aprimorado que é treinado desde criança para atuar no Projeto SPARTANS como uma arma viva. Raramente foi visto sem sua armadura e capacete, a imagem icônica do personagem é algo que vem desde criança. Assim como sua personalidade quieta. É o famoso faz e fala nada, poucas ideias.

Apesar de ter um nome e esse ser conhecido, John-117 é mais reconhecido pela alta patente que ele adquire ao final da trilogia Halo, o grau "Master Chief". Pela sua competência e eficiência nos combates e missões, repare que ele praticamente já é chamado e respeitado como Master Chief desde o primeiro Halo: Combat Envolved.



A personalidade do Master Chief é muito calma e serena com poucas palavras, isso ajuda qualquer jogador se identificar com o personagem, independente do sexo do jogador, afinal, a gente acaba literalmente vestindo a armadura e capacete. O personagem é dublado pelo ator de DJ Steve Downes. O próprio nunca compareceu aos eventos da Bungie e Microsoft para manter esse sentimento de que a face do Master Chief é a mesma do jogador.

Apesar de Halo 4 ter nos surpreendido e assustado!

Steve comentou que sua interpretação de voz para o Master Chief foi literalmente baseada nos resumos que recebeu da Bungie e é reforçando uma personalidade inspirada em Clint Eastwood, poucas, e que teve uma grande liberdade criativa para poder dar vida ao personagem.

Criando a aparência do Master Chief

Shi Kai Wang é o responsável pelo esboço que resultou na arte final que conhecemos do Master Chief, contudo, até chegar nesse visual após ter sido convertido para modelo 3D. Inicialmente o personagem ficou com um visual mais franzino e dando um ar feminino, com isso, foram realizadas as alterações para tornar o personagem mais robusto.


Toda a criatividade inicial de Halo passou pela criação do Master Chief ficar definida e, com isso, também vimos o primeiro game mudar de um jogo de estratégia para o jogo de tiro em primeira pessoa. A patente que dá nome ao personagem, e que inicialmente seria seu nome provisório, foi inspirada na Marinha Norte Americana por ela utilizar nomes distintos e que chamam a atenção.

Com tudo isso chegamos ao Master Chief que representa o soldado amargurado no fim da guerra, e...

Personalidade

Como dito anteriormente Master Chief é um personagem tão calado que ao longo dos três primeiros games é raro de vermos ele falando, até mesmo nas cut scenes e quando o faz, é moderado. E quando menos esperar, poderemos ouvir uma ironia cínica dele e isso também nos leva a ela.


Para dar uma mistura de sentimentos na calma e solidão do Master Chief, e que nós acabamos sentindo também, temos a companhia da inteligência artificial Cortana. Ela acaba sendo o mais próximo que o Master Chief tem de um relacionamento mais próximo com ela. Isso amadurece ao longo da série com a Cortana se tornando cada vez mais desenvolvida como personagem, e, sendo alguém que consegue nos dizer o que ele está sentido debaixo do capacete.

A bíblia de Master Chief? Talvez...

Alguns avaliadores realizam uma forte conexão para a origem do nome John-117 ter relações com a bíblia e afirmaram, que, o nome John-117 seria uma referência direta para João 1:17. Essa passagem nos diz: "Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo."

Esse versículo refere-se a como o Deus do Velho Testamento define regras e castigos, mas o Deus do Novo Testamento, pregado por Jesus, é um de misericórdia e perdão e que Jesus morreu para espalhar Sua mensagem.



Esta, talvez, refira-se aos conceitos dos Profetas como fanáticos e de Master Chief como um salvador, e aqui, você começa a ligar alguns pontos ao pensar no primeiro game. João 11:7 diz: "Depois disse aos seus discípulos: 'Vamos voltar para a Judeia'." Jesus foi chamado para o funeral de Lázaro, que ele pretende trazer de volta à vida. Ele está em perigo, porque os fariseus querem apedrejá-lo por heresia. Ele vai, mesmo assim, porque acredita que sua fé o protegerá."

É aqui que podemos ver os versículos com similaridades ao enredo de Combat Evolved, em que Master Chief desafia uma força de fanáticos (os Covenant e seus Profetas) para ativar o ringworld Forerunner. A Bungie pode ter adotado algumas das referências num olhar profundo e espiritual sem pensar sobre seu significado teológico ou filosófico.

Quebrando barreiras no mundo real


O impacto do Master Chief foi tão grande e forte que acabou indo muito além do Xbox, Microsoft ou o universo dos games. Ganhando diversos admiradores e fãs, rapidamente vimos ele no mesmo patamar de personagens das gerações passadas como Mario, Sonic e Lara Croft por exemplo, afinal, essa foi uma trinca muito forte e relevante no mundo dos games nos anos 1990 (Master Chief chegou com Halo em 2001).

Não seria exagero dizer que sua força foi um fator muito forte para começarmos a vermos com mais intensidade, e, ser o início de quebrar uma barreira que produtos relacionados à games eram só para os nerdolas e esquisitos. Mario e Sonic ganharam um super aliado e hoje vemos os efeitos que criações bem feitas podem causar na cultura pop e vão além dessa bolha.

Você pode até não ser fã de Halo, não ter apreço pelo Xbox, mas eu duvido que você nunca olhou o personagem e sentiu algum sentimento mínimo de respeito e curiosidade, e, ao conhecê-lo melhor, entende sua importância e o porque ele é tudo isso e tão importante para o console e jogadores.

Master Chief esteve presente em todos os jogos principais da série e possui menções nos spin-offs e até mesmo já apareceu em outros games ou teve menções como Fortnite, Dead or Alive (uma versão baseada nele com a Bungie ajudando o Team Ninja), Sea of Thieves, Forza Horizon, e outros que podem surgir no site como lista para sua curiosidade.