Um dos vilões mais fortes, inteligentes e egocêntrico do Aranhaverso, sem dúvidas, é Otto Octavius, o famoso Doutor Octopus. O vilão já chegou até mesmo se tornar o Homem-Aranha por um período no arco Homem-Aranha Superior, e, brilhou como um dos vilões dos live actions do Cabeça de Teia. Vamos conhecer melhor o personagem.

História do Doutor Octopus

Nascido em Schenectady, Nova York, em uma família de classe baixa como filho único, Otto Octavius ​​seria criado por sua mãe autoritária e seu pai abusivo. Durante sua juventude, Otto costumava receber surras em casa ou na escola. Seu pai rugia para Otto usar a violência ao lidar com valentões, enquanto sua mãe, por outro lado, sempre afastava Otto de usar a violência. Às vezes, o pai de Otto batia nele durante os ataques de raiva, ganhando o ódio do filho.


Otto foi aceito no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Durante o primeiro ano de Otto na escola, Torbert morreu em um acidente na construção. Durante o funeral, Mary confidenciou ao seu filho que "uma morte prematura é o destino de um trabalhador braçal" e esperava que Otto pudesse aspirar à grandes coisas. Otto voltou para a escola e se dedicou aos estudos. O trabalho árduo de Otto foi recompensado quando ele se formou como o primeiro da classe.

Pesquisa atômica

Depois de se formar no MIT, Otto foi contratado pelo US Atomic Research Center. Para ajudar a manipular substâncias radioativas de uma distância segura, Otto construiu um arnês de tórax que controla quatro braços mecânicos em forma de tentáculo - o que lhe valeu o apelido de Doutor Octopus

No trabalho, ele se apaixonou por uma colega pesquisadora, Mary Anders, e os dois começaram a namorar. Por fim, Otto propôs casamento, que foi aceito. Esperando uma reação alegre de sua mãe, ele ficou surpreso que ela fosse contra. Ela acusou Otto de lhe dar as costas (na verdade, seus modos super protetores a levaram a pensar que nenhuma mulher era boa o suficiente para seu filho e é, nem um super gênio e super vilão está livre de uma mãe dominadora), fazendo com que ele rompesse o noivado.

Quando Otto descobriu que sua mãe namorava pelas suas costas, ele explodiu de raiva. Durante a discussão, Mary morreu de ataque cardíaco, deixando Otto com amargura. Agora ele estava sem namorada e se considerava responsável pela morte de sua mãe.

O nascimento do vilão Doutor Octopus


Consumido pela culpa, Otto não conseguia se concentrar totalmente durante o trabalho, e líquidos voláteis explodiram - bombardeando o cientista com radiação. As substâncias o deixaram capaz de controlar mentalmente os braços, mas o acidente também causou danos cerebrais irreversíveis - transformando o respeitado cientista em um megalomaníaco criminoso sobre-humano.

Acordando em um hospital, Otto sabia que essa nova força descoberta - combinada com seu incrível intelecto - poderia torná-lo extremamente poderoso. Otto então manteu a equipe médica como refém, e, os obrigou a reunir equipamentos de laboratório para que ele continuasse seu trabalho. 

Mas o Homem-Aranha apareceu. O Doutor Octopus derrotou facilmente o Homem-Aranha. Doc Ock então assumiu o controle de uma importante instalação de pesquisa nuclear e novamente enfrentou o escalador de paredes, que desta vez o derrotou com um soco no queixo.

Após cumprir sua pena e tentar outras vezes derrotar o Homem-Aranha, e falhar diversas vezes e reviver o ciclo de cana, Otto resolveu tentar algo diferente. Ele decidiu reunir uma equipe de vilões para destruir o Homem-Aranha, e assim montou o primeiro Sexteto Sinistro para combater o Amigo da Vizinhança. 

Ele planejou sequestrar Betty Brant novamente e torná-la refém. No entanto, Betty estava visitando May Parker na época, que também foi capturada e feita refém. O Doutor Octopus tratou May tão gentilmente que ela permaneceu, felizmente, inconsciente de que havia sido sequestrada pelo vilão encantador.

Homem-Aranha Superior


Depois que Peter Parker morreu "Otto Octavius ​​se tornou o novo Homem-Aranha" Superior. Uma de suas primeiras ações, após atualizar o traje de aranha com lentes computadorizadas, foi invadir uma velha base que ele havia estabelecido durante sua época como Doutor Octopus. As defesas da base foram codificadas para seu DNA original, que ele não possuía mais devido à troca de corpo, e o identificou como um intruso. 

Foi durante essa batalha que ele teve uma epifania que não importa o quão brilhante ele acreditava ser, Peter Parker sempre o derrotou. O Homem-Aranha sempre frustrou Doc Ock. Destruindo suas criações, Otto deixou a base e abraçou totalmente seu novo papel como Homem-Aranha.

Ainda como Homem-Aranha Superior, Otto derrotou o novo Sexteto Sinistro, melhorou a eficiência de combate ao crime que Peter nunca pensou em fazer, e, mesmo com seu comportamento sendo estranho para quem conhecia Peter, Otto seguiu nesse caminho até os plots e desfechos que temos na saga e não te darei spoilers de momentos interessantes.

Curiosidades sobre o Doutor Octopus

  • O Doutor Octopus foi o primeiro vilão do Homem-Aranha a receber um nome verdadeiro em sua aparição de estreia;
  • Doctor Octopus ficou em 96º lugar na Série A dos selos de valor da Marvel, lançado na década de 1970;
  • O número de telefone de Otto como Homem-Aranha Superior era 800-555-7739 e ele o anunciou como 1-800-555-SPDY;
  • Otto não gosta de mutantes e clones, chamando-os respectivamente de "aberrações genéticas" e "abominações";
  • Depois de ouvir uma gravação de si mesmo no seu auge, Otto afirmou que parecia uma morsa subaquática (é notável afirmar que ele estava no corpo do Homem-Aranha no momento em que ouviu a gravação);
  • Otto odeia lidar com crianças;
  • Ele não acredita que as pessoas possam mudar;
  • Quando o Homem-Aranha revelou que o "Homem-Aranha Superior" era na verdade o Doutor Octopus ao vivo na televisão, ninguém acreditou nele;
  • O supervilão da DC Comics Gorgon é baseado no Doutor Octopus; um homem obeso mórbido com mãos protéticas e vários tentáculos em forma de espiral crescendo em sua cabeça, Gorgon é um membro dos Extremistas, uma equipe de vilões de um mundo paralelo, todos baseados em vilões populares da Marvel Comics;
  • Outra homenagem ao Doutor Octopus fora da Marvel Comics é The Octopus, um criminoso “super-aberração” em O Dragão Selvagem de Erik Larsen. Seu nome verdadeiro é Dr. Wipple, o polvo é um cientista criminoso com o bico de um polvo e quatro tentáculos enormes crescendo em seu torso. Mais educado do que sua inspiração, ele é frequentemente visto na série fazendo trabalho científico ao lado de seu colega cientista criminal, Openface;
  • Otto usou Facebook, Skype e Twitter;
  • Em sua primeira aparição, seu sobrenome foi escrito Octavious;
  • O terno favorito de Otto entre os ternos de Peter Parker era seu terno de pano preto , pois ele o achava emagrecedor;
  • Octavius é ateu;
  • O apelido anterior de Otto, "Elliot Tolliver", tem um significado que reflete sua personalidade e habilidades egomaníacas:
    • "Elliot" é a forma grega do nome hebraico "Elias", que significa "Jeová é Deus". Isso se refere a como Otto se considera superior, às vezes exibindo um "Complexo de Deus".
    • "Tolliver" é a forma inglesa do sobrenome italiano "Taliaferro", que por sua vez deriva de "tagliare" (cortar) e "ferro". Este nome era frequentemente usado como apelido para um metalúrgico ou lutador. Isso se refere ao intelecto de Otto para a engenharia e também às suas habilidades de luta, graças aos genes de Peter Parker;
    • A última sílaba de seu primeiro nome e a primeira sílaba de seu sobrenome também explicam "Otto", seu nome verdadeiro.
  • Apesar do tempo que teve parcialmente os poderes do Homem-Aranha, Otto não é considerado um Totem-Aranha;
  • Otto não gosta de kielbasa.

adaptado Marvel Fandom