Quando Dead or Alive 4 estava em desenvolvimento houve uma aproximação entre o Team Ninja e a Bungie, e com isso, foi feito um namoro para ter o Master Chief presente no game, contudo, isso acabou não acontecendo. Mas moralmente, John-117 está presente no game, ou melhor, temos uma SPARTAN realizando esse crossover inusitado. Vamos conhecer a oppai SPARTAN-458.

Visão geral

Também conhecida como Nicole, o seu nome verdadeiro, a SPARTAN-458 (Spartan quatro-cinco-oito ou Spartan four-five-eight) é uma personagem desbloqueavel em Dead or Alive 4 e o elemento que une a popular série de lutas com a franquia Halo. Inicialmente ela não seria canônica nas séries, contudo, acabou ganhando seu espaço em ambas as produções.

Em Halo ela acabou ganhando algumas referências conforme a franquia foi progredindo, sendo citada por alguns personagens. Nesse universo ela é uma sub-oficial de segunda classe do programa SPARTAN-II. Em DOA4 o seu cenário é a Estação de Nassau e para habilitar a personagem, é necessário ter jogado todas as histórias ao menos uma vez, incluindo a de Helena Douglas.

História (tem spoilers)


A SPARTAN-458 nasceu no ano de 2531 na cidade de New Legaspi em Marte. Aos seis anos de idade, ela foi sequestrada por agentes do Escritório de Inteligência Naval e recrutada para integrar o Programa SPARTAN-II. Sua unidade estava preparando para uma missão na Estação Nassau, até que, a nave secreta Apocalypso caiu no espaço real e foi carregada por uma anomalia de tempo e espaço.

Com isso ela foi parar no século XXI e vive com os segredos da Estação Nassau consigo e tentando viver sem atrapalhar o fluxo natural das vidas das pessoas, afinal, isso poderia alterar algumas coisas até o futuro que é o correto tempo presente dela. Ela aguarda pelo momento que a anomalia possa estourar novamente e a levar de volta para 2552.

Aparência

As personagens femininas do Dead or Alive são muito conhecidas pela combinação da suas técnicas de lutas com suas características físicas, com isso, a SPARTAN-458 é um grande mistério, afinal, ela vive utilizando sua armadura Mark VI MJOLNIR. Me lembrou um certo personagem que também não sai da sua armadura e assim como ele, podemos notar que Nicole é alta, mais alta até que Bass Armstrong, o personagem mais alto do game.

Sendo uma cria do Programa SPARTAN-II ela tem capacidades aprimoradas e consegue correr em velocidades superiores à 55 km/h, consegue levantar até três vezes seu peso, visão noturna virtual, reações rápidas e estabilidades fisiológicas e mentais.

Personalidade


É difícil saber sobre a personalidade da SPARTAN-458 já que ela é vista mais no âmbito profissional protegendo a Estação de Nassau com todas as suas forças. Durante as lutas do game conseguimos ter as primeiras ideias e noções de como ela pode ser, e olha, a moça parece que está para poucas.

Nicole aparenta ter uma personalidade mais agressiva já que sua falas vão direto ao ponto como "eu vou te quebrar" e com a força que tem, quem vai duvidar da mulher quebrando gente? Literalmente? Em outros momentos podemos sentir que existe uma confiança e arrogância nela com uma das frases sendo "você era forte, mas não tão forte quanto eu!"

Etimologia

Nicole é uma forma feminina francesa de Nicolau, que vem do nome grego Νικολαος (Nikolaos ), que significa "vitória do povo". Como na UNSC o idioma padrão é o inglês, ela é a única personagem que mantém seu idioma nativo em todas as versões de dublagem do game. Futuramente veríamos isso ser utilizado em outros personagens como Mai Shiranui em DOA5.

Estilo de jogo

Em combate a SPARTAN-458 é muito rápida e poderosa com um estilo variado do combate militar de curta distância. Pela origem militar do estilo de luta, podemos encontrar na sua lista de golpes alguns que também são utilizados por Leon e Bayaman. Sua força é muito útil no estilo focado em desarmar seus alvos e ela ainda consegue explorar vantagem ambientais



Muitos dos seus golpes fazem alusão a série Halo como por exemplo os "The Great Journey" e o "The Grunt Punt", sendo o primeiro, um poderoso golpe para derrubar do cenário também. A tecnologia da sua armadura se faz presente no repertório e podemos até utilizar a camuflagem como provocação nos embates.


Curiosidades da SPARTAN-458

  • SPARTAN-458 é descendente de filipinos;
  • Ao incluir personagens convidados, SPARTAN-458 é a lutadora mais alta da série;
  • Porque ela não poderia ser utilizada em Dead or Alive 5 ou Ultimate, com isso, o estilo de luta de Rachel era vagamente derivado do SPARTAN-458;
  • SPARTAN-458 é a primeira personagem convidada a falar em sua língua nativa, independentemente da versão, sem clipes de voz na série Dead or Alive geral (falando inglês, mesmo na versão japonesa). Essa tendência seria repetida mais tarde com Mai Shiranui de Dead or Alive 5 Last Round e Dead or Alive 5 Ultimate Arcade (no caso dela, japonês); Isso provavelmente se deve ao fato de a série de origem da SPARTAN-458, Halo, ser um jogo muito forte no ocidente;
  • Ela também é a primeira personagem a fazer uma aparição em um jogo Dead or Alive devido à viagem no tempo.;
    • O único outro personagem a fazer isso é Naotora Ii em Dead or Alive 5 Last Round, que coincidentemente também foi um personagem convidado. Na verdade, ambos viajaram no tempo acidentalmente em circunstâncias semelhantes (SPARTAN-458 através de um buraco de minhoca e Naotora Ii devido a um dos experimentos de viagem no tempo do MIST ). As únicas diferenças entre os dois eram de onde eles viajaram (Naotora Ii viajou do passado [período Sengoku do Japão, mais especificamente] até os dias atuais da franquia Dead or Alive e a SPARTAN-458 viajou do futuro [especificamente, o ano 2552] até os dias presente), e a escala também foi diferente (Naotora Ii só viajou para o futuro sozinha, enquanto a experiência de viagem no tempo de SPARTAN-458 ela sendo levada junto com a Estação de Nassau);
  • Tecnicamente, SPARTAN-458 possui os maiores peitos entre as garotas do DOA, superando inclusive o busto de Honoka. No entanto, não ficou claro se as medidas dos peitos se referiam a quando ela estava com ou sem sua armadura MJOLNIR.