O natal é dia 25, mas o clima natalino começa já no dia 1 de dezembro. Neve, pinheiros, no Brasil a data é diferente, pois aqui a gente comemora com clima Pra refrescar um pouco a vida, montamos uma lista! A gente deu um pulo no tempo, e relembrou cinco fases de neve em jogos antigos. É hora de chorar a velhice junto com a gente, ou se for da geração mais nova, conhecer alguns clássicos da jogatina.

Super Mario 64: Cool Cool Mountain


Um dos primeiros jogos de plataforma 3D produzidos, Mario 64 é um dos meus favoritos all time. A tecnologia de neve é quase inexistente, considerando que o jogo é de 1996. Apesar disso existe uma "mecânica de gelo", que faz você escorregar. Entre as missões da Cool Cool Mountain você ainda disputa corrida com um pinguim. Nada mais inverno que isso.

Banjo Kazooie: Freezeezy Peak


De longe a fase mais natalina da lista. Você enfrenta bonecos de neve, disputa corrida de trenó com um urso polar, e acende uma árvore de natal. Detalhe: outra das quests é voar dentro da estrela no topo da árvore, um dos momentos mais legais. Eu também gosto muito de como a música da fase invoca o espírito natalino, sem falar da melhor parte. Nessa parte do jogo você já pode usar o Kazooie pra andar, o que é hilário.

Ristar: Planet Freon


Ristar segue a cartilha Sonic de jogos de plataforma divertidos e desafiantes. Freon é o quinto planeta do jogo, e logo de cara tem um momento divertido: Ristar descendo uma rampa de esqui. Ao todo são três fases: Pure White, Splash Snow e Itamor Lunch, a fase do chefão. Aqui também tem a mecânica de gelo, para dar uma temperada na jogatina, e um inimigo bisonho, que literalmente voa num trenó.

Sonic The Edgehog 3: Ice Cap Zone


Até Sonic 3, o mais perto que a franquia chegou do inverno foi uma fina camada de neve no topo da montanha de Hill Top Zone em Sonic 2. Ice Cap Zone é uma das fases que captura o brilho assustador do gelo que raramente é reproduzido em jogos, e tem o respeito extra disso sido lançado em 1994. Sonic até desce de snowboard numa encosta gelada, e depois bate com a cabeça na encosta da montanha. (risos)

Tiny Toons Adventures: Buster's Hidden Treasure: Ice Mountain


Outro jogo que eu simplesmente adoro, Tiny Toons segue a cartilha 100% de como ser colorido e bem equilibrado entre diversão e desafio. As montanhas geladas formam a penúltima área do jogo, e você já chega enfrentando bonecos de neve com a Gotcha Grabmore pilotando (mas parece mesmo é voando) o seu snowmobile.