Em 2021 finalmente começamos a ver o cinema conseguir engatar uma segunda, e agora no fim do ano, uma rápida troca para a terceira marcha e pudemos conferir lançamentos em cinema em maior número de lançamentos ao longo do ano. Para saber o que acabou sendo melhor avaliado, vamos aos 10 melhores filmes de acordo com o Rotten Tomatoes.

A lista abaixo usa o seguinte critério para os filmes selecionados: estão ou estiveram disponíveis no Brasil em 2021, seja por exibição em cinema ou por exibição por streamings disponíveis no país. Vamos a lista:

Menção Honrosa - Shang-Chi - 91% de aprovação

Shang-Shi agradou aos críticos por conseguir se afastar um pouco da dita formula Marvel, mas convenhamos que não tem como fugir muito de introduzir um personagem quando ele é novo, certo (Pantera Negra foi uma exceção forte e boa)? A introdução do personagem Shang-Chi ao MCU e o respeito utilizado para manter firme a raiz chinesa do personagem foram os grades destaques do filme.


10 - Um Lugar Silencioso Parte 2 - 91% de aprovação

Uma continuação que mantêm a tensão gerada pelo primeiro filme e ainda consegue expandir o mundo de terror em Um Lugar Silencioso Parte 2.  Tudo isso sem perder a alma do primeiro filme e com uma identidade para a sequência.


9 - Homem-Aranha Sem Volta Para Casa - 93% de aprovação

O filme mais aguardado do fim de 2021 simplesmente fez o sucesso tão aguardado para os nerdolas do entretenimento. Prometendo um multiverso com possibilidades de um "Aranhaverso" dos filmes anteriores, a curiosidade e os diversos fatos alegres e pesados que vemos em Homem-Aranha Sem Volta Para Casa, fizeram a alegria dos fãs e conseguiu agradar os críticos.



8 - Judas e o Messias Negro - 96% de aprovação

Definido como "uma dramatização eletrizante de eventos históricos", Judas e o Messias Negro é uma condenação vigorosa da injustiça racial - e um grande triunfo para seu diretor e estrelas. O filme está disponível no HBO Max no Brasil.


7 - Shiva Baby - 97% de aprovação

Um cartão de visitas tristemente engraçado para a estreante diretora Emma Seligman, Shiva Baby transcende sua configuração de sitcom com performances fortes e percepções satisfatórias.


6 - 7 Prisioneiros - 98% de aprovação

Considerado como um drama contundente que parece desconcertantemente real, 7 Prisioneiros (7 Prisoners) combina uma narrativa nítida com uma consciência social abrasadora.


5 - Dias (Days) - 98% de aprovação

Dias explora poeticamente a experiência da solidão, reafirmando que poucos cineastas entendem a condição humana tão profundamente quanto Ming-liang Tsai.


4 - Demon Slayer Kimetsu no Yaiba The Mugen Train - 98% de aprovação

A animação visualmente deslumbrante de Demon Slayer e as peças de ação magistrais servem a um enredo sincero que agradou os fãs e fez um grande sucesso ao longo do ano, e, se transformou na segunda temporada do anime.


3 - Ficaremos Bem (Hope) - 98% de aprovação

Um trabalho pessoal comovente da diretora e roteirista Maria Sødahl, Ficaremos Bem conta com as estrelas Bræin Hovig e Stellan Skarsgård retratando poderosamente um ponto de virada na longa história de amor de um casal.


2 - A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas - 97% de aprovação

Atraente e enérgico, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas oferece uma história divertida e alegre que toda a família pode desfrutar.


1 - 76 Dias - 100% de aprovação

Uma narrativa crua e instantânea da vida do hospital em Wuhan nos primeiros dias da pandemia de COVID-19, 76 Dias é um documentário cativante e potente - e um retrato surpreendentemente reconfortante da humanidade.


Você assistiu ou conhece alguns dos filmes do top 10? Conte o seu favorito do ano para nós, mesmo que esteja fora do top 10 acima.


via Rotten Tomatoes