O grande dia chegou e se você conseguiu ir pro cinema escapando dos spoilers, que literalmente, estão em todos os cantos igual aos ADs de Arcane na Twitch, parabéns pois você vai sair do cinema com a melhor sensação possível para o final de 2021 do entretenimento. Infelizmente eu tomei um aos 45 do segundo tempo, contudo, são tantas coisas acontecendo no filme que isso não me atrapalhou. A magia desse filme é diferente, vamos falar de Homem-Aranha Sem Volta Para Casa.

Sinopse Homem-Aranha Sem Volta Para Casa

Peter Parker (Tom Holland) precisará lidar com as consequências da sua identidade como o herói mais querido do mundo após ter sido revelada pela reportagem do Clarim Diário, com uma gravação feita por Mysterio (Jake Gyllenhaal) no filme anterior. 


Incapaz de separar sua vida normal das aventuras de ser um super-herói, além de ter sua reputação arruinada por acharem que foi ele quem matou Mysterio e pondo em risco seus entes mais queridos, Parker pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para que todos esqueçam sua verdadeira identidade. Entretanto, o feitiço não sai como planejado e a situação torna-se ainda mais perigosa quando vilões de outras versões de Homem-Aranha de outro universos acabam indo para seu mundo. Agora, Peter não só deter vilões de suas outras versões e fazer com que eles voltem para seu universo original, mas também aprender que, com grandes poderes vem grandes responsabilidades como herói.

O multiverso da loucura


Um dos filmes com mais teorias, mais vazamentos por minuto, gente soltando cenas chaves no Youtube e a plataforma deixando (afinal strike só existe se nós subirmos uma gameplay com uma música famosa de fundo), até o Google dando spoiler do Homem-Aranha na primeira página, trailer errado dando pano pra manga e olha, não faltou hype e loucura. Mas o filme se justifica o auê?

A resposta menos politizada seria "pra krl", contudo, sim e muito! Os trailers já nos entrega os vilões das eras com Doutor Octopus, Duende Verde e Homem Areia dos filmes do Tobey Maguire; junto com eles o Electro e Largato dos filmes do Andrew Garfield. Mas por quê eles estão no filme em que o Homem-Aranha é o Tom Holland?

Ao pedir para o Doutor Estranho realizar o feitiço para o mundo esquecer a identidade secreta dele, e essa magia dá errada, uma gigantesca consequência atinge o mundo e o multiverso. Por esse motivo temos os vilões com as aparências que vimos nos filmes do passado. Um belo fan service nostálgico bem feito e muita dor de cabeça para um Aranha só. Foi um Sexteto Sinistro moral!

O filme da consolidação de Tom Holland como Homem-Aranha

Apesar de ter diversos atributos bem utilizados para sua encarnação do Homem-Aranha, a versão do MCU sofreu diversas desconfianças. O motivo? Após sua aparição em grande estilo, nos atos seguintes a sensação é de que o Homem-Aranha do MCU vai ser tornar um Homem de Ferro Jr.

Ter um forte apadrinhamento nos primeiros filmes e suas participações nos Vingadores são legais mas realmente deixa esse lado de "preciso ser apadrinhado ou não existo". Já em Sem Volta Para Casa nós temos o filme se passando após Ultimato, e assim, nada de apadrinhamento. Mas os mimos ficaram para serem utilizados né, presente não se joga fora.

Já no encerramento da sua trilogia o que temos é a definição de diversas coisas, e a principal, vamos ver um Homem-Aranha "sendo mais ele" e nos deixando boas expectativas para o futuro do personagem no MCU. Sem dúvidas.

Muitas referências e uma experiência para se ter


Com mais de duas horas de duração e tantos vilões participando do filme, obviamente não faltariam easter-eggs e referências ao longo do filme. Umas muito na cara, outras mais sutis, outra só o nerdola psicopata vai pescar (feliz ou infelizmente, uma dessas eu pesquei risos) e ficar feliz com elas no filme. 

Algumas vêm nos diálogos de forma tão naturais e orgânicas, que, até outras mensagens a Marvel vem batendo sutilmente na cara do nerdola para melhorar em certos comportamentos desde Falcão e Soldado Invernal, e recentemente, em Os Eternos.

Homem-Aranha Sem Volta Para Casa é um dos melhores filmes do ano, um dos melhores filmes do Homem-Aranha, um dos melhores do MCU e o dito hype não apenas se justifica, ele é fortemente amplificado e entrega aos fãs um filme que ele não sabia que queria, mas talvez, ele sonhou que um dia alguém toparia o desafio. Muito quadrinho e sem ficar esquisito, apenas!

Existem duas cenas pós-créditos, viu!