Olodum lança novo single, "Siga a Música", em parceria com a Rider



Definir o que o carnaval representa na identidade brasileira é um desafio complexo. Exceto para o Olodum, grupo baiano que há mais de 40 anos marca a história da música brasileira com sua orquestra de percussão.

“Conexão cultural, é sinergia ancestral, misturando toda raça e toda cor. É mais que uma diversão, é como religião”: são esses os versos que Mateus Vidal entoa para sintetizar a energia da data no novo single do conjunto, “Siga a Música”.

A faixa traz uma parceria inédita no extenso catálogo de colaborações do Olodum. Na nova canção, a banda se une a Rider — marca que é pioneira de produtos como papetes e chinelos slide — e entra de cabeça na coleção #Papetou para reverberar a essência carnavalesca. A música está disponível nas plataformas digitais do Olodum (ouça aqui).

“O carnaval é a efetivação dos valores que a brasilidade carrega, é momento de união, de alegria, e de resgate cultural. Não é à toa que essa data tem a importância que tem, ela reflete a história do país, suas lutas, e os sentimentos de felicidade e acolhimento que são partes inerentes da nossa identidade”, comenta João Jorge, presidente do grupo que tem a folia como berço. 

O resgate mencionado, inclusive, foi ponto de partida para esse featuring com a Rider, que juntou os territórios da música e da moda para ressaltar que "ressaltar “que o tambor é a pulsação que traz o seu Axé”, como diz a letra.

Os versos, inclusive, costuram a sonoridade da faixa que tem a vibração da percussão do Olodum como protagonista. Além de passear pela história do carnaval, a composição lírica esbanja naturalidade ao unir o universo da banda e da marca no refrão, onde o nome da coleção da Rider, #Papetou, aparece como um “grito de guerra” que sintetiza a intensidade da folia carnavalesca. O termo faz referência às papetes da marca e incorpora na música a potência visual que os calçados têm para compor diferentes looks.

A pluralidade de manifestações foliãs que é vista Brasil afora também encontra o caminho do single do grupo, que, além da Rider, já colaborou com nomes como Michael Jackson, Jimmy Cliff e Paul Simon. Somado ao samba-reggae, ritmo criado e popularizado pelo Olodum, os tradicionais frevo e maracatu pernambucanos são exaltados na canção — que ainda destrincha as misturas de instrumentos experimentadas no carnaval, quando vocaliza que “é tamborim com agogô, juntou guitarra com tambor, o meu pandeiro chacoalhou. Misturou, misturou”.

Essa efervescência que o som propõe também é traduzida para o audiovisual. O videoclipe de "Siga a Música" chega no dia 22, no canal oficial do grupo, no YouTube. Por outro lado, os lançamentos da coleção #Papetou já estão disponíveis na loja oficial da marca (acesse aqui).

Postar um comentário

0 Comentários