Android 13 vai avisar se um app está consumindo bateria em excesso em segundo plano


Com o lançamento do Android 13, a Google pretende resolver um problema comum nos smartphones modernos: o consumo de bateria. A empresa irá adicionar um sistema de notificação para informar o usuário sobre o uso excessivo de bateria em segundo plano, conforme revelado pelo Android 13 DP mais recente.


Sempre que um aplicativo consumir bateria em excesso em 24 horas, independente de ser direcionado ao Android 13, uma notificação será exibida. A Google explica que o aviso não irá aparecer quando o serviço de primeiro plano de um aplicativo estiver consumindo muita bateria até ele ser encerrado, ou o usuário descartar a notificação.

A notificação só será exibida caso o alto consumo de bateria continue em segundo plano depois disso. Após a mensagem inicial, o aviso não aparecerá novamente até pelo menos 24 horas depois.

O Android 13 considerará serviços em primeiro plano, tarefas de trabalho, cache de apps, receptores de transmissão e receptores em segundo plano para medir o impacto da bateria. Existem algumas exceções para esse recurso, como apps de sistema e vinculados ao sistema, e apps de VPN.

Além disso, se o Android 13 detectar um aplicativo executando um serviço em primeiro plano por pelo menos 20 horas em uma janela de 24 horas, a seguinte notificação será exibida: "APP está sendo executado em segundo plano por um longo tempo". Tocar no aviso abrirá o Gerenciador de Tarefas de Serviços em Primeiro Plano para que o usuário decida o que fazer. Esta notificação só será exibida para um aplicativo uma vez em 30 dias.

Postar um comentário

0 Comentários